top of page

Startups baseadas em Inteligência Artificial marcam forte presença no Web Summit 2019

Atualizado: 10 de jul. de 2023

Por Florent Desidério

Florent Desidério sendo entrevistado pela WebSummit

Nós da Membran-i participamos esta semana do Web Summit, em Lisboa. Este é, sem dúvidas, um dos maiores eventos mundiais voltados para o setor de tecnologia. Em um breve levantamento no site do evento, notamos que cerca de 9,25% das 2.021 startups expositoras apresentaram soluções baseadas em Inteligência Artificial (AI) & Machine Learning. É a terceira maior categoria entre as empresas participantes. Só perde para Enterprise, Software & Solutions (16%) e Fintech (10,54%).


Há um longo caminho ainda a ser explorado por meio da AI. É uma tecnologia que tende a revolucionar muitos processos operacionais e de gestão, porém é necessária uma maior aceitação e flexibilidade do mercado para que sua aplicabilidade evolua com eficiência. E isso é fato em absolutamente todos os segmentos de negócios, não só em supply chain, área em que estamos inseridos aqui na Membran-i.


Estudo PwC


Fazendo um paralelo, esta breve análise que fizemos da presença de AI no Web Summit está alinhada com dados apresentados recentemente em um amplo estudo da consultoria PwC, intitulado de “Eight Key Findings of the Global Digital Operations Study 2018”. De acordo com ele, apenas 9% das empresas já implementaram AI para melhorar a tomada de decisão operacional. E mesmo quem inseriu a metodologia em suas operações ainda enfrenta uma certa resistência para de fato explorá-las adequadamente. Entre os maiores desafios apontados estão a falta de pessoas habilitadas nas empresas para implementar amplamente as funcionalidades de AI (52%) e a incerteza sobre a maturidade dos dados produzidos por estes sistemas (42%).


O estudo do PWC revela ainda que, no geral, as empresas asiáticas são as que estão na vanguarda desse mercado, com 15% delas implementando soluções significativas de AI. Por outro lado, as empresas baseadas na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) estão ficando para trás, com apenas 5% aderindo à solução.


Com base nesses dados, podemos dizer que a AI ainda está no início de seu desenvolvimento. De um modo geral, as empresas têm ciência do grande potencial da tecnologia, mas ainda é essencial quantificar o valor e acreditar, com bases em dados e resultados, na sua eficácia. Porém, sem dúvidas, é um caminho sem volta e as empresas que não se adequarem correm o risco de ficar para trás.


De acordo com o Sizing the Prize, outra pesquisa da PwC, realizada em 2017, o PIB global será 14% maior em 2030 devido aos avanços em AI e à ampla implementação da tecnologia. Esses ganhos econômicos provavelmente serão derivados de evidentes ganhos de produtividade nos processos de automação de empresas que otimizarem a qualidade de suas operações com base em tecnologias de AI. E vale dizer que essa maior aposta já vem ocorrendo, inclusive por exigência dos clientes, que cada vez exigem uma maior disponibilidade de produtos e serviços on demand, os quais em geral são aprimorados por automação.


Plataforma MAI


Falando em exigência de clientes, esse é um dos pontos que tem fortalecido a aceitação da MAI, nossa plataforma focada na facilitação de negociações de compra e venda. A MAI prova que a AI é uma metodologia muito assertiva para resolver as dores do mercado. Tanto fornecedores como compradores precisam de agilidade e praticidade nas suas negociações.


Acreditamos que a MAI contribui como um fator determinante no processo de tomada de decisão estratégica das organizações. É um recurso para executar tarefas de maneira rápida e eficiente, automatizando processos manuais e repetitivos, além de proporcionar evidente redução de custos e aumentar a produtividade dos profissionais envolvidos em supply chain.


Se a sua empresa ainda não incluiu AI em suas operações, a dica de ouro é repense sua estratégia. Ela é essencial para manter a competitividade em todas as empresas. É tudo uma questão de vivenciar e experimentar as soluções já disponíveis no mercado. Conte conosco nessa jornada de transformação digital da sua empresa!


Conheça os benefícios da negociação em rede assistida por inteligência artificial


Pronto para fazer uma avaliação e descobrir o quanto a plataforma MAI pode auxiliar na redução dos custos de compras da sua empresa? Clique nesse link, preencha as questões e obtenha em apenas dois minutos, um diagnóstico gratuito.


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page