top of page

As tendências da Supply Chain para 2024

Por Florent Desidério

tela digitalizada com indicadores e gráficos da supply chain

A pandemia da COVID-19 indubitavelmente remodelou o mundo em diversas maneiras, e um dos setores mais afetados foi a cadeia de suprimentos. Enquanto muitos antecipavam que as disrupções e riscos seriam a principal preocupação para 2024, uma mudança de paradigma ocorreu, direcionando o foco para a integração de tecnologias avançadas.


A digital supply chain, ou cadeia de suprimentos digital, é uma das principais tendências do mercado para 2024, segundo a Association for Supply Chain Management (ASCM). Com cada vez mais empresas buscando alavancar o big data e a análise de dados, a digital supply chain está se tornando essencial.


A digital supply chain envolve o uso de tecnologias digitais para integrar e automatizar todos os processos da cadeia de suprimentos, desde o planejamento até a entrega. Isso permite que as empresas tenham maior visibilidade e controle sobre suas operações, o que resulta em maior eficiência, redução de custos e aumento da satisfação do cliente.


Na mais recente lista da Association for Supply Chain Management (ASCM) sobre tendências da supply chain, é evidente que as preocupações tradicionais deram lugar a questões mais voltadas para a tecnologia. O "Digital supply chain" ocupa agora o primeiro lugar, substituindo "big data e análise", que caíram para a segunda posição. Completando o top 10 tendência da cadeia de suprimentos, temos:


  • Cadeia de suprimentos digital

  • Big data e análise

  • Inteligência artificial

  • Investimentos em cadeia de suprimentos

  • Visibilidade, rastreabilidade e inteligência de localização

  • Gestão de disrupções e riscos da cadeia de suprimentos

  • Agilidade e resiliência

  • Segurança cibernética

  • Cadeias de suprimentos verdes e circulares

  • Geopolítica e desglobalização das cadeias de suprimentos


Por outro lado, o gerenciamento de disrupções e riscos, que já foi uma principal preocupação, agora está em sexto lugar. Novos tópicos emergentes incluem "agilidade e resiliência" e "geopolítica e desglobalização das cadeias de suprimentos".


Uma percepção unânime entre os painelistas no ASCM's Connect 2023 foi a necessidade de uma infraestrutura tecnológica adequada para realizar análises. Como Ulf Suerig observou, "A análise por si só não resolverá nossos problemas". A verdadeira inovação vem da intersecção do big data, da análise e de uma cadeia de suprimentos digital robusta.


O painel também discutiu a aparente diminuição da volatilidade como uma preocupação principal. Augustine destacou que, embora a volatilidade possa não parecer tão proeminente agora, as empresas não devem baixar a guarda em relação às cadeias de suprimentos. Uma observação intrigante foi que, embora a "cadeia de suprimentos verde" esteja diminuindo em foco devido à resistência executiva, a "cadeia de suprimentos circular" está ganhando atenção devido à sua complexidade e necessidade de um ecossistema completo.


As tendências emergentes para 2024 ilustram uma clara transição das preocupações tradicionais da cadeia de suprimentos para uma abordagem mais tecnológica e inovadora. A tecnologia, combinada com uma infraestrutura adequada, está no cerne das soluções modernas da cadeia de suprimentos. No entanto, enquanto avançamos em direção a um futuro digitalizado, não devemos nos tornar complacentes em relação aos riscos e volatilidades. As empresas devem continuar proativas, adaptáveis e prontas para dirigir a mudança, em vez de simplesmente reagir a ela.


Alinhada às tendências da cadeia de suprimentos, a Plataforma MAI está na vanguarda da transformação digital da cadeia de suprimentos, utilizando hiper-automação e Inteligência Artificial para otimizar negociações, garantindo agilidade e decisões acertadas.


A MAI também se destaca no cenário do Big Data, fornecendo relatórios gerenciais detalhados e integrando ferramentas de BI para análises precisas, enquanto sua capacidade de geolocalização promove a eficiência logística, a sustentabilidade, e a economia local. Com decisões tomadas via sua IA, a plataforma MAI também reforça a governança nas empresas, reafirmando seu compromisso com os critérios ESG.


Por fim, a MAI é essencial na gestão e mitigação de riscos da cadeia de suprimentos, oferecendo uma ampla rede de fornecedores e a garantia de conquistar o melhor TCO ( Total Cost of Ownership ).


Quer saber mais? Entre em contato conosco.



70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page