Os impactos da Inteligência Artificial nas áreas de compra e venda

Por Tainan Lamas

Quem nunca teve algum receio de, num futuro próximo, ter seu trabalho realizado por uma máquina ou ferramenta automatizada por meio de inteligência artificial? É natural que alguns profissionais tenham esse pensamento, independente da área de atuação. Porém, o “x” da questão é que não se trata de um processo de substituição e sim do fato de que vivemos um momento em que se torna necessária uma mudança de mindset, já que os impactos de tecnologias como a Inteligência Artificial são reais e positivos.


Na área de compras e vendas, por exemplo, as soluções online estão cada dia mais presentes nas empresas. É a tecnologia a favor da produtividade e rumo às melhores negociações, proporcionando novas experiências tanto para compradores como fornecedores. Isso significa que um comprador experiente não perderá seu emprego, muito pelo contrário, passará a exercer a função de analista de mercado, aliando uma visão sistêmica à estratégia comercial da organização.


Com isso, plataformas como a MAI, desenvolvida pela Membran-i para potencializar o resultado de negociações comerciais, ganham cada dia mais notoriedade nas cadeias de supply chain. A solução abre um mundo de possibilidades e oportunidades para potencializar os resultados das empresas, pois dinamiza e flexibiliza o atendimento de demandas comerciais, com transparência e confiabilidade.


Nesta mudança de mindset, é importante que os profissionais envolvidos em supply chain percebam que soluções baseadas em inteligência artificial também são capazes de agregar valor ao processo como um todo. A administração da logística, o cumprimento de prazos de entrega, o controle de estoque, a garantia de qualidade de produtos, tudo pode ter sua gestão facilitada quando a tecnologia é utilizada em prol dos resultados. Para isso, basta que todas as informações estejam reunidas em uma única plataforma, sob o olhar integrado de compradores e fornecedores.


Dessa maneira, a Inteligência Artificial é uma excelente alternativa para que profissionais possam se livrar de etapas repetitivas de seus trabalhos, acompanhar a demanda do mercado em tempo real e tornar negociações mais rentáveis e sustentáveis para os negócios. Isso ocorre porque plataformas como a MAI atuam como Machine Learning, ou seja, quanto mais demandas suportam, mais conhecimento disponibilizam sobre a necessidade real do mercado, o que viabiliza um aumento de negociações e lucratividade.


#ai #inteligenciaartificial #negociacao #tecnologia #empreendedorismo #supplychain #globalsourcing #saas #procurement #industria40 #negociacaoestrategica

15 visualizações