top of page

Antecipe-se à concorrência com a economia compartilhada usando a Inteligência Artificial

Atualizado: 31 de ago. de 2023


aperto de mão com a inteligência artificial

Destacar-se da concorrência durante negociações de compra e venda de produtos é um dos maiores desafios das empresas para manter o lucro em alta, especialmente naquelas que atuam diretamente no varejo e no atacado. Dessa forma, para se antecipar às eventuais soluções que a concorrência pode apresentar ao mercado, a saída acaba sendo lançar mão de estratégias clássicas como oferecer novos produtos, baixar preços finais, criar programas de incentivo para clientes fiéis ou mesmo apostar no desenvolvimento de profissionais capazes de fazerem vendas milagrosas. Porém, essas alternativas para garantir o fechamento de bons negócios estão de fato com os dias contados.


Para nós da Membran-i, a complexidade das relações comerciais deve-se a um único e importante fator: o forte envolvimento dos seres humanos que operam as duas pontas das negociações. Em outras palavras, quando o alinhamento entre oferta e demanda é realizado completamente “no escuro”, os resultados tendem a ser mais confiáveis, simples e genuínos.


Mas como realizar negociações transparentes sem o envolvimento direto dos responsáveis pelas áreas de compras e vendas e garantir a tão sonhada economia compartilhada? Parece complicado, mas não é. Graças a tecnologia de inteligência artificial isso já é possível! A plataforma MAI, desenvolvida pela empresa Membran-i, permite que compradores apresentem suas demandas por novos produtos e que fornecedores já cadastrados possam participar com suas ofertas de maneira simples e objetiva.


A solução é operada com base na tecnologia AIN² - Artificial Intelligence Network Negotiations, uma inteligência artificial proprietária desenvolvida pela Membran-i que permite que ambas as partes possam ajustar em tempo real suas negociações com base em critérios práticos e reais como quantidade, preço, prazo de entrega e região atendida. É como se fosse uma “bolsa” em que operações comerciais podem ser flexibilizadas com foco em apenas fechar os melhores negócios.


Na MAI, as empresas garantem a neutralidade das informações compartilhadas bem como o cumprimento de normas internas de compliance – o que nem sempre ocorre em negociações presenciais ou diretas em que o preço pode eventualmente ser ajustado ao perfil de cada cliente. Para isso, a plataforma prioriza os conceitos de economia compartilhada usando a Inteligência Artificial, o que vem contribuindo para uma verdadeira mudança de mindset do mercado.


Quer saber como surfar nessa onda e trazer ganhos ao seu processo de compras, reduzindo custos operacionais, aumentando sua margem líquida e transformando custos da cadeia de suprimentos em incremento de EBITDA? Entre em contato conosco e participe de uma demonstração do que a MAI pode fazer pelos seus resultados!


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page