top of page

Negociação em rede e a sua revolução na área de compras com o uso da Inteligência Artificial

Atualizado: 23 de ago. de 2023


união entre pessoas representando por um gesto de cumprimento

Conceito de negociação em rede


Para atender a necessidade de otimizar os processos das empresas, surgiu o conceito de network negotiations, ou seja, negociações em rede. Nelas, todas as interações entre os players de uma supply chain são contempladas.


Esse conceito vai além de um tradicional pregão ou da atuação das centrais de compras e outras cooperativas. A negociação em rede não busca, necessariamente, o melhor preço ou a maior venda, mas contempla além disso variáveis como logística, definições técnicas, prazos, homologações e tantas outras vertentes de uma decisão de compra ou venda bem tomada.


Portanto, uma empresa que procura ser competitiva precisa otimizar os seus processos e a negociação em rede é um imenso avanço nesse sentido, entretanto, fica clara a complexidade dessa equação com um número infinito de variáveis.


Qual é o maior problema a resolver?


Entenderam que o maior desafio é de resolver o todo para atender melhor o individual? Fazer isso em tempo real e maximizando o ganho de cada participante?


Além da eficiência, o anonimato é mandatório. O sucesso de uma negociação em rede está na capacidade de uma parte entender a outra, sem ninguém revelar suas cartas aos demais. Por esse motivo, a comunicação entre as partes negociantes deve ser bem pensada para reproduzir um “ambiente tradicional” de negociação.


Aqui temos mais um fator de complexidade dessa equação, conseguir organizar o fluxo de informações, sendo eficiente e servindo aos interesses de todos.


Como a Inteligência Artificial pode ajudar?


Para as grandes dores, os grandes remédios!


O conceito de inteligência artificial é a chave para alcançar tal desafio, trazendo uma resposta eficaz e prática. Tendo o papel de mediador e conselheiro com superpoderes cognitivos, a Inteligência Artificial (IA) pode ouvir dos mercados as necessidades e as oportunidades, as demandas e as ofertas, tratando os dados com rapidez e sigilo total, devolvendo aos seus interlocutores, orientações individualizadas para alcançarem o melhor desempenho nas suas negociações B2B.


Além de ser uma ferramenta poderosíssima, capaz de estruturar o caos em segundos, a inteligência artificial, pela sua essência, puramente racional e até ingênua, não entregará somente a melhor negociação, mas algo muito maior: a certeza de ter feito a melhor negociação.


Mantendo a privacidade de cada usuário, a IA consegue transformar os negociadores, compradores ou vendedores, em analista de tendências oniscientes, capaz de resolver inúmeras negociações ao mesmo tempo!


A plataforma de negociação MAI surge com esse objetivo, unificar e simplificar o melhor das diversas metodologias de compra do mercado, através da negociação em rede assistida pela tecnologia AIN² - Inteligência Artificial Proprietária desenvolvida pela Membran-i.


A AIN² estrutura as demandas e ofertas do mercado e orienta os compradores e fornecedores na flexibilização dos requisitos, sempre em busca do melhor match na negociação. Tudo isso de forma anônima, em tempo real e com total segurança.


Quer saber como?

Então, entre em contato e venha fazer uma demonstração!



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page