top of page

Transformação digital em compras - é o fim do cafezinho corporativo?

Atualizado: 22 de ago. de 2023

Por Florent Desidério

um pessoa com um celular na mão e o café ao lado simbolizando os temas de transformação digital e o possível fim do cafezinho

Quantos cafezinhos você já tomou com prospects e clientes? Difícil saber, não? Bons tempos, que não voltam… pelo menos como eram antes. Se não, vejamos: segundo a Gartner, mais de 80% das interações entre vendedores e compradores será realizada em ambiente digital até 2025.


Agora, você já se perguntou como isso vai acontecer? A transformação digital em compras já é realidade. Há um novo mercado em desenvolvimento acelerado: o e-procurement. Eu explico.


Com a democratização de tecnologias como inteligência artificial, as empresas já vinham se familiarizando com uma variedade interessante de soluções para otimizar compras.


Segundo dados recentes da ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2020, cerca de 20,2 milhões de consumidores realizaram uma compra on-line pela primeira vez e 150 mil lojas começaram a vender por meio das plataformas digitais. Foram mais de 301 milhões de negociações feitas pela internet, com um valor médio de R$ 419.


Se antes, alguns cafezinhos regados a muita empatia, um pouco de paciência e uma boa oferta poderiam render novos negócios, agora, será preciso se reinventar. Mas, quais as vantagens dessas mudanças para os parceiros de negócios?

Vamos a elas:

  • Um novo mercado: sua marca passa a ser igualmente procurada por pequenas, médias ou grandes empresas. O que importa é a qualidade da sua oferta e entrega.

  • Insights: as melhores soluções do mercado já analisam, por meio de inteligência artificial e outras tecnologias, o comportamento de compra de clientes e enviam alertas para sua empresa atrair mais negócios (preço, logística, etc)

  • Estratégia multicanal: você até pode manter sua equipe de vendas em contato presencial com prospects e clientes, mas estar on-line reduz custos e maximiza as chances de negócios, já que não há perda de tempo (com deslocamentos, por exemplo).

  • Custo: na maioria dos casos, não há investimento pelo uso da plataforma para fornecedores. Além disso, a facilidade de operação permite que o próprio dono do negócio opere as atividades, se necessário.

  • Transparência: já existem ferramentas que mostram o motivo de sua marca não ter sido escolhida. Essa também é uma forma de se adaptar e aproveitar novas oportunidades.


Inovação acessível


O modelo de negócios de e-procurement costuma ser baseado no benefício para os clientes que remuneram o sistema e, por isso, há grande oportunidade para fornecedores desenvolverem-se acessando clientes de portes e segmentos novos.


A evolução do mercado é a negociação 100% digital, em que o cliente insere todos os parâmetros de compra e apenas confere o fornecedor escolhido. Essa é uma otimização significativa, dispensando o last call e reduzindo significativamente o tempo investido na tarefa, entre outros indicadores como a melhoria no custo final a partir de uma competitividade maior.


Agora, vamos combinar? O cafezinho não vai deixar de existir, apenas terá outro motivo: a sua visita ao cliente já fidelizado e, claro, quando todos estiverem vacinados.


Quer saber um pouco mais sobre a nossa solução?

Entre em contato com um dos nossos especialistas e faça uma demonstração gratuita.


MAI, unificando e simplificando as negociações B2B_

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page