Qual a lição da pandemia para a Supply Chain?

Por Florent Desidério


A atual crise global e as mudanças inesperadas no comportamento do consumidor têm impactado a Supply Chain de diversas formas ao redor do mundo.


O isolamento social é responsável pelo aumento considerável das vendas no e-commerce brasileiro. Segundo dados publicados no portal Money Times, o consumo online aumentou 126,9% no mês de maio, totalizando 23,8 milhões de pedidos no período.


Os novos hábitos de consumo estão moldando o futuro do setor de suprimentos que precisa ser cada vez mais resiliente e plenamente digital. Neste novo cenário se faz necessário o uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) para criar cadeias de suprimentos mais flexíveis e confiáveis com foco em gerenciamento de riscos.


O setor será redefinido pela digitalização de tarefas, tanto na logística de abastecimento e entrega quanto no relacionamento com fornecedores. Para tomar decisões mais acertadas e minimizar riscos em caso de eventos e incidentes futuros, a Supply Chain deve focar na modernização de processos. Uma cadeia altamente adaptável às mudanças de comportamento permite a prevenção de crises e um planejamento avançado para entender o cenário atual, realizar ajustes no sistema e se manter competitiva no mercado.


As diversas ferramentas tecnológicas e soluções de software de gestão da Supply Chain oferecem uma verdadeira integração entre os diferentes elos da cadeia, desde a aquisição do produto até a entrega ao cliente final. Ainda facilitam a otimização de estoques e suportam respostas mais ágeis às mudanças de cenário e perfil de consumo.


Trabalhar com variedade de fornecedores é uma saída para o setor minimizar riscos durante e após a pandemia. A MAI, uma plataforma SaaS de negociação em rede B2B assistida por Inteligência Artificial proprietária, oferece a possibilidade de negociação com diversos fornecedores garantindo mais oportunidade de escolha, produtividade e economia.


A MAI unifica e simplifica o melhor das diversas metodologias de compras existentes em uma única solução e prova que a IA é uma tecnologia muito assertiva para resolver as dores do mercado atual.


Quer saber como a plataforma MAI pode otimizar o processo de compras da sua empresa?

Entre em contato com a gente!


MAI, unificando e simplificando as negociações b2b_


#Membran-i #PlataformaMAI #SaaS #InteligenciaArtificial #Outsourcing #SupplyChain

#EconomiaCompartilhada #DigitalTransformation #Covid_19 #Pandemia #PlataformaDigital



49 visualizações