Por Marcio Pereira
No último mês de agosto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou uma nova medida experimental que facilita o acesso das MPEs ao financiamento por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo, o chamado crowdfunding.
A nova resolução deve impulsionar a atividade econômica no país, além de contribuir para o negócio de startups, micro, pequenos e médios empreendedores que foram impactados negativamente pela pandemia da Covid-19.
A medida é recente, mas já vem beneficiando algumas empresas como a Membran-i, primeira startup brasileira a ser favorecida com a captação do overfunding - excedente de demanda em uma rodada de investimentos.
Durante o processo de captação de investimentos, realizado em agosto através da SMU Crowdfunding - uma plataforma digital colaborativa que tem como propósito democratizar investimentos, a oferta da Membran-i já havia atingido a meta, estava em fase de liquidação e com uma grande fila espera. Com a nova medida da CVM, a startup e os investidores foram favorecidos e foi possível aproveitar o excesso de demanda.
Abaixo alguns depoimentos sobre o processo de seleção e como a Membran-i se beneficiará dessa captação de investidores junto à SMU Crowdfunding.
Na visão de Florent Desidério, CEO e Founder da Membran-i
Por quê utilizar uma plataforma de crowdfunding e como foi o processo de seleção com a SMU?
Quando você funda uma startup, além de inúmeros desafio é preciso ter uma estratégia de funding afiada para cada rodada, tanto em termo de diluição quanto dos volumes financeiros necessários para executar o BP. O tempo também é desafiador, ainda mais quando o mundo atravessa uma pandemia e suas repercussões econômicas, pois se você não fecha sua rodada de investimento no prazo certo, seu sonho e seu propósito podem cair no esquecimento.
Até um estágio de Seed (nossa última rodada), os investidores anjos costumam ser mais ágeis para tomar a decisão de investir e ainda conseguem disponibilizar valores financeiros adequados à necessidade de tal rodada. Isso é uma das razões de ter ido na direção de um crowdfunding em vez de optar por um fundo de investimento venture capital ou corporate com negociação e due diligence mais demorados.
Além do timing, uma plataforma de crowdfunding possibilita uma interação mais ágil e eficiente com vários anjos e traz credibilidade para a startup que se apresenta. SMU foi sensacional neste sentido, acrescentando um marketing de primeira e levando a oferta a um pool de investidores super qualificados. Este tema da agilidade é fundamental pois o tempo de uma startup é muito escasso. Justamente, na Membran-i, um dos benefícios da nossa plataforma MAI de negociações b2b em rede é essa interação all-to-all oriundo da economia compartilhada. Por isso, fazia total sentido de optar por um financiamento participativo!
Em relação ao processo seletivo, apresentamos nosso Deck à SMU como a outros crowdfundings e pools de anjos. Em poucas semanas, SMU nos chamou para uma entrevista virtual, e gostaram tanto que em uma semana fomos selecionados para captar na plataforma SMU! Foram tão eficientes que desistimos de outro pool de anjos que também queria cuidar da nossa captação.
Qual era o objetivo da Membran-i ao buscar a captação de investimentos através de uma plataforma de crowdfunding?
Sabe, quando acontecem eventos de tal amplitude como essa pandemia, todos seus planos mudam e você precisa se reinventar para sobreviver. O Covid quebrou literalmente nosso plano comercial e então financeiro. Foi um momento muito duro e conseguimos passar com a ajuda, os esforços e o compromisso de todo o time Membran-i (sócios e colaboradores), profissionais que fizeram um trabalho fantástico (e continuam fazendo).
Diante desta situação, com um mercado se adequando ao novo normal antes de voltar a ter interesse na plataforma MAI, nosso objetivo com o crowdfunding foi de medir o apetite do mercado investidor com nossa solução. E o resultado foi além do esperado pois captamos em tempo recorde e fomos o primeiro case de overfunding no Brasil!
Qual foi a sua reação ao alcançar a totalidade do investimento em um curto espaço de tempo e, ainda por cima, ser beneficiado pela regra de overfunding da CVM?
Uma imensa satisfação de ver o mercado parabenizando o trabalho de um time muito competente e dedicado! Apesar de ter enfrentado um mercado cliente meio parado por causa da pandemia, o mercado investidor mostrou que acredita no nosso propósito de unificar e simplificar as negociações b2b, nos dando as asas para semear o fair trade em qualquer setor, para qualquer empresa, onde estiver no Brasil e no mundo... Merci
Na visão de Rodrigo Carneiro, CEO e Co-founder da SMU Investimentos
Como é o processo de escolha das startups que serão investidas pela SMU e participarão do processo de captação na plataforma?
A SMU Investimentos está desde 2013 neste ecossistema de startups e inovação, isto facilita a busca e o reconhecimento por parte dos empreendedores. Em casa sempre dizemos que a melhor caça é a que caçamos com as próprias mãos, ou seja, os melhores negócios que aparecem são frutos de busca da nossa equipe via eventos e parcerias com Sebrae, Inovabra, The Green Hub, Cubo, AB Fintechs, associações de universidades como GV Angels, Insper Angels, aceleradoras parceiras como a Cotidiano, ACE, Darwin, StartupHero, Orgânica e até outros investidores como Bossanova, Superjobs, GrãoSeed e Goldstreet. Alguns negócios também são indicados pelos nossos mais de 20 mil investidores clientes da SMU.
Quais foram os diferenciais no plano de negócios da Membran-i que motivaram a SMU a investir nela e abrir a rodada de captação?
A Membran-i possui um time de executivos que nos impressionou desde o primeiro contato e só foi melhorando ao longo da captação. Além disso, validamos a tecnologia com experts em inteligência artificial e também a dor que eles resolvem com profissionais experientes em diversas áreas de compra. Quando juntamos as peças de uma equipe excelente com um modelo de negócio robusto e uma tecnologia que os nossos investidores responderam em pesquisas que havia grande interesse, foi o exato momento em que notamos que não poderíamos perder esta oportunidade.
Como foi o processo de captação da Membran-i?
Foi um processo que poderemos utilizar de case para as próximas startups e empreendedores que conhecermos. A agilidade e cuidado com a elaboração dos materiais necessários para a oferta e a confiança que os sócios da Membran-i depositaram em nós fez bastante diferença. A captação saiu exatamente como planejada e quando isto acontece normalmente você tem surpresas positivas, que foi o caso aqui. Os empreendedores trouxeram muitos investidores, nós conseguimos um grande investidor individual e a equipe da Membran-i e da SMU Investimentos trabalharam alinhadas o tempo todo.
Como essas novas regras da CVM poderão beneficiar as captações de investimentos via crowdfunding e, consequentemente, os empreendedores brasileiros?
Com a nova medida, o overfunding foi autorizado, permitindo que as empresas possam captar mais que a meta, podendo chegar a até 120%. Outra modificação relevante foi permitir que empresas maiores, que tiveram faturamento de 10 milhões de reais em 2019, e que registraram queda bruta de receita neste ano, também possam captar via crowdfunding. Estas alterações devem aquecer o mercado e atrair novos investimentos.
Mesmo diante das incertezas proporcionadas pela pandemia, a Membran-i conseguiu atingir muito mais do que era o seu objetivo na captação. Isso demonstra o quanto a nossa solução é inovadora, escalável e está no timing do mercado. Agora, chegou a hora de tracionar e conquistar novos mercados.
Faça como grandes empresas: compre melhor, mais rápido e ganhe economia de escala, negociando em rede na plataforma que está revolucionando as compras b2b.
Comentarios