Um novo começo

Por Marcio Pereira


É fato que o mundo não é mais o mesmo desde os acontecimentos do último ano. Em busca de novos caminhos em 2021, a sociedade vai repensar seus objetivos pessoais e profissionais, além da sua relação com a saúde mental e física, o dinheiro e a espiritualidade. Novas oportunidades e tendências estão surgindo para atender todos esses requisitos, rever valores e mudar os hábitos de pessoas e empresas.


A revista “The Economist” listou o que está por vir em 2021 em 20 pontos. O "The World in 2021" é um guia com análises, previsões e especulações voltadas para o futuro. Fica evidente que a inovação e as novas tecnologias são a base da nova realidade e vão ditar as regras no mundo corporativo, dentro das casas, na hora de fazer compras, estudar ou passar em uma consulta médica. Confira algumas tendências que moldarão este e os próximos anos:


Volta aos escritórios?


Os efeitos da pandemia no ambiente de trabalho foram avassaladores e o escritório pode nunca mais ser o mesmo. O home-office continuará sendo a realidade de muitas empresas, uma vez que a eficácia do trabalho remoto surpreendeu muitos líderes e gestores. Além disso, é a forma mais segura de prevenir novos casos de covid-19 e não colocar a saúde das pessoas em risco.


Uma pesquisa feita pela plataforma de mercado de trabalho Workana revelou que 84,2% dos gestores pensam em promover o trabalho remoto daqui para a frente e que 94,2% dos profissionais com carteira assinada gostariam de continuar trabalhando remotamente mesmo após a pandemia.


À medida que o mundo se torna mais conectado, o formato será uma norma no futuro, com novas tecnologias e ferramentas sendo adotadas pelas empresas, reuniões e eventos totalmente on-line e casas cada vez mais adaptadas ao trabalho remoto.


Pessoas realmente globalizadas


A produtividade no trabalho não depende mais de um chefe, agora ela pode ser mensurada por meio de plataformas de gestão que organizam tarefas, controlam o tempo e motivam equipes melhorando assim o desempenho no home-office.


A forma de contratação de pessoal também mudou. O modelo remoto permite encontrar o melhor profissional onde quer que ele esteja. Segundo dados da Hub Talent, 25% dos contratados durante a pandemia, por empresas de São Paulo, moram em outras regiões. Esse é só o primeiro passo para um ambiente corporativo com pessoas realmente globalizadas podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo.


Tecnologia em primeiro lugar


Como já foi dito anteriormente, a tecnologia e a inovação são a base do chamado "novo normal" e, segundo previsões da revista The Economist, as empresas que atualmente não investem pelo menos 10% em novas tecnologias irão desaparecer.


O mercado de trabalho exige melhores investimentos para que as organizações possam acompanhar a nova realidade e não fiquem para trás. Uma empresa que tem feito o mesmo nos últimos 50 anos será facilmente substituída por outra que respira inovação e está preparada para as rápidas mudanças do mundo globalizado.


A ascensão da IA


Em 2024, a Inteligência Artificial já lidará com operações complicadas em milhões de setores da economia e locais de trabalho. Com a mudança no perfil de consumo, o boom dos e-commerce e a adoção do trabalho remoto, a demanda por automação em IA foi ampliada, assim como a necessidade de monitorar de perto essas interações.


A governança da IA será o centro das atenções em 2021 para líderes que querem transformar seus negócios, otimizar processos e agilizar os fluxos de trabalho. A plataforma MAI é uma dessas soluções assistida por Inteligência Artificial que pretende revolucionar as negociações B2B, pois usa tecnologia de ponta como agente negociador e decisor no processo de compras, tudo em tempo real e com total segurança.


O futuro começa agora, esteja pronto e aposte nas plataformas digitais para alavancar a sua empresa e aumentar a assertividade nas negociações.


Quer saber como?

Entre em contato com um dos nossos especialistas e faça uma demonstração gratuita.


MAI, unificando e simplificando as negociações B2B_


#Membran-i #PlataformaMAI #SaaS #InteligenciaArtificial #Outsourcing #SupplyChain

#EconomiaCompartilhada #DigitalTransformation #Procurement


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo