Testes automatizados aprimoram experiência do usuário

Por Camila Socolowski e Paulo Santos

A prioridade da plataforma MAI, além de disponibilizar ao mercado um serviço inovador de negociações de compra e venda online, é oferecer uma solução com elevado parâmetro de confiabilidade, qualidade e satisfação. Para alcançar esse objetivo, nós da Membran-i investimos na execução de testes automatizados, os quais têm como foco verificar permanentemente o amplo leque de funcionalidades disponibilizado na solução.


A automação de testes tem como premissa verificar aspectos da plataforma que antes eram checados manualmente e também viabilizar um grande volume de testes em menor período de tempo. Com isso, os testes automatizados passaram a ser feitos em tempo até 97% inferior, o que traz ainda mais eficiência operacional à plataforma.


A execução permanente de testes automatizados permite também viabilizar um processo de manutenção preventiva e corretiva, aprimorando ainda mais as experiências dos usuários da MAI. É, então, um recurso para trazer agilidade ao desenvolvimento da plataforma, sem que novas funcionalidades interfiram nas já existentes, minimizando sempre ao máximo o risco de eventuais “bugs” de sistema.


Dessa forma, a estratégia de automatizar verificações é um recurso que identifica com facilidade o que não agrega eficiência ao sistema. Ou seja, na prática, é um feedback rápido sobre a saúde da aplicação que torna veloz o mapeamento da necessidade de aplicar atualizações e melhorias.



A experiência do usuário


A automação de testes da MAI é completamente parametrizada a partir da experiência do usuário. E isso significa inclusive a implantação de testes rápidos e consistentes em diferentes navegadores e dispositivos, prevendo cenários específicos de alta complexidade, que eventualmente seriam capazes de estressar o sistema.


Porém, embora contar com tecnologia para constatar possíveis bugs da plataforma seja muito interessante, é um caminho que engloba apenas resultados interpretáveis por “máquinas”. Isto é, testes automatizados não dispensam nem substituem por completo testes exploratórios.


Testes exploratórios são aqueles realizados individualmente pela equipe da Membran-i, pessoas de “carne e osso”, assim como os usuários da MAI. Para nós, é sempre necessário e essencial nos colocarmos no lugar do usuário e vivenciar sua realidade. Só assim podemos ter a mesma percepção dos nossos clientes, sejam eles compradores ou vendedores.


Entendemos que essa é a única maneira de aumentar a probabilidade de constatar eventuais falhas que poderiam comprometer a qualidade do serviço online prestado. Unir a estratégia automatizada com o lado “humano” é o que torna possível prever instabilidades da plataforma MAI que poderiam impactar a relação de confiabilidade tão esperada pelos usuários.



Conheça os benefícios da negociação em rede assistida por inteligência artificial


Pronto para fazer uma avaliação e descobrir o quanto a plataforma MAI pode auxiliar na redução dos custos de compras da sua empresa?


Clique nesse link, preencha as questões e obtenha em apenas dois minutos, um diagnóstico gratuito.


#ai #inteligenciaartificial #negociacao #tecnologia #empreendedorismo #supplychain #globalsourcing #saas #procurement #industria40 #negociacaoestrategica #uxdesign #userexperience

0 visualização