top of page

Resiliência é uma prioridade na cadeia de suprimentos

Atualizado: 12 de set. de 2023

Por Florent Desidério

homem com máscara de segurança se conectando através do seu smartphone

Resiliência não é um conceito novo nos negócios, porém os eventos imprevisíveis do último ano ampliaram sua importância na cadeia de suprimentos (supply chain). A pandemia mudou as prioridades de muitos líderes do setor que estão caminhando para 2021 com foco total na construção de uma empresa resiliente.


Uma pesquisa recente realizada pela Gartner mostra que apenas 21% desses líderes acreditam que sua rede é altamente resiliente hoje e que mais da metade espera alcançar essa marca dentro de dois a três anos.


A ideia de resiliência no setor de suprimentos abrange eficiência operacional, boa visibilidade, distribuição com rapidez, manufatura e agilidade para se adaptar e manter a continuidade das operações mesmo com adversidades.


Frente às necessidades e mudanças no cenário atual, uma série de estratégias precisa ser colocada em prática para construir uma cadeia disruptiva capaz de resistir e se recuperar de interrupções futuras. Ter uma visão de ponta a ponta da cadeia é o primeiro passo para otimizar o trabalho como um todo e identificar problemas de maneira mais rápida e precisa.


Diversificar a rede de fornecedores também torna a cadeia de suprimentos mais forte. "O custo de manter vários locais de fornecimento deve ser visto mais como um custo de fazer negócios, ao invés de uma ineficiência", afirma Geraint John, vice-presidente da Gartner.


Outro ponto essencial para aumentar a resiliência no setor é criar um ecossistema digital automatizando processos. Recursos tecnológicos como Inteligência Artificial e IOT já estão sendo utilizados e permitem maior capacidade de resposta, minimizam riscos, além de facilitar o acesso à informação e reduzir os requisitos de mão-de-obra.


Adotando inovações tecnológicas como a MAI na sua área de compras você aumenta a eficiência e a assertividade nas negociações, transformando custos em receitas. A MAI é uma plataforma SaaS de negociação em rede B2B que analisa vários requisitos, orientando os compradores e fornecedores em busca do melhor match na negociação.


É preciso estar preparado e transformar o setor de compras em uma área de geração de valor dentro das empresas. Novas prioridades e estratégias para a construção de uma cadeia de suprimentos cada vez mais resiliente estarão no centro das discussões nos próximos anos.


Quer saber como a plataforma MAI pode contribuir com a sua empresa nesse processo?

Entre em contato e conheça um pouco mais sobre a solução.


MAI, unificando e simplificando as negociações B2B_


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page