top of page

Os impactos da Inteligência Artificial nas áreas de compra e venda

Atualizado: 10 de jul. de 2023

Por Tainan Lamas

Mão humana tocando uma mão reproduzida pela inteligência artificial.

Quem nunca teve algum receio de, num futuro próximo, ter seu trabalho realizado por uma máquina ou ferramenta automatizada por meio de inteligência artificial? É natural que alguns profissionais tenham esse pensamento, independente da área de atuação. Porém, o “x” da questão é que não se trata de um processo de substituição e sim do fato de que vivemos um momento em que se torna necessária uma mudança de mindset, já que os impactos de tecnologias como a Inteligência Artificial são reais e positivos.


Na área de compras e vendas, por exemplo, as soluções online estão cada dia mais presentes nas empresas. É a tecnologia a favor da produtividade e rumo às melhores negociações, proporcionando novas experiências tanto para compradores como fornecedores. Isso significa que um comprador experiente não perderá seu emprego, muito pelo contrário, passará a exercer a função de analista de mercado, aliando uma visão sistêmica à estratégia comercial da organização.


Com isso, plataformas como a MAI, desenvolvida pela Membran-i para potencializar o resultado de negociações comerciais, ganham cada dia mais notoriedade nas cadeias de supply chain. A solução abre um mundo de possibilidades e oportunidades para potencializar os resultados das empresas, pois dinamiza e flexibiliza o atendimento de demandas comerciais, com transparência e confiabilidade.


Nesta mudança de mindset, é importante que os profissionais envolvidos em supply chain percebam que soluções baseadas em inteligência artificial também são capazes de agregar valor ao processo como um todo. A administração da logística, o cumprimento de prazos de entrega, o controle de estoque, a garantia de qualidade de produtos, tudo pode ter sua gestão facilitada quando a tecnologia é utilizada em prol dos resultados. Para isso, basta que todas as informações estejam reunidas em uma única plataforma, sob o olhar integrado de compradores e fornecedores.


Dessa maneira, a Inteligência Artificial é uma excelente alternativa para que profissionais possam se livrar de etapas repetitivas de seus trabalhos, acompanhar a demanda do mercado em tempo real e tornar negociações mais rentáveis e sustentáveis para os negócios. Isso ocorre porque plataformas como a MAI atuam como Machine Learning, ou seja, quanto mais demandas suportam, mais conhecimento disponibilizam sobre a necessidade real do mercado, o que viabiliza um aumento de negociações e lucratividade.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page