Negociação 4.0

Por Rosane Marques

É praticamente impossível falar sobre a dinâmica de trabalho de um comprador 4.0 sem traçar um paralelo acerca de quem é o vendedor 4.0. As duas profissões interdependem e só trafegam com sucesso pelo mundo dos negócios se atuarem em parceria. Com isso, em tempos que “menos é mais”, é essencial pensarmos em novas soluções para aumentar a produtividade de ambos os lados deste jogo de negociação.


O comprador 4.0 é aquele que está sempre à frente do tempo, antecipando as demandas de sua empresa e analisando o maior leque de fornecedores em prol dos melhores resultados e – por que não – redução de custos. Quanto mais opções um comprador avalia, certamente maior será a lucratividade da empresa para a qual trabalha. Estes profissionais deixaram de serem vistos como operacionais e passaram a ocupar praticamente o papel de protagonistas de muitas empresas.


A área de compras, assim como tudo ao nosso redor, vem passando por um rápido processo evolutivo ao longo dos anos. Antes um comprador recebia diariamente uma dezena de vendedores de fornecedores, apontava sua necessidade e dias depois recebia um orçamento. Ou mesmo, ia presencialmente conhecer as instalações de um fornecedor para checar se os produtos tinham a qualidade esperada. Mas, hoje, com estruturas e equipes de trabalho mais enxutas, não há mais tempo para um processo tão moroso.


Tecnologia


Dessa negociação presencial, as relações entre compradores e vendedores migraram para emails e conversas de Whatsapp. Mas ainda há muito que evoluir. A tarefa de analisar todas as ofertas de fornecedores para cada item de uma lista de compras ainda demanda muitas horas de trabalho, sem dizer que pode estar sujeita a falhas humanas.


Enquanto isso, do outro lado, os vendedores ficam afoitos para saber se apresentaram valores dentro do esperado, se é de fato como o mercado precifica tal produto, se todas as informações e diferenciais da oferta estão claros e assim por diante. Outro ponto desleal desse tipo de negociação é que cada empresa usa um padrão de orçamento e nem sempre os comparativos são feitos da maneira adequada.


Cabe também aos que visam se relacionar com o mercado como verdadeiros vendedores 4.0, pesquisar muito cada nicho de mercado e suas tendências para garantirem melhores resultados. Quando a negociação é bem-sucedida, excelente. E quando não é? Como saber onde a oferta perdeu relevância e competitividade em uma concorrência de compras? O que poderia ter sido ofertado diferente?


Mindset


Para que tanto compradores como vendedores possam apresentar resultados mais favoráveis, torna-se necessário implementar uma mudança de mindset e explorar novas estratégias. Uma alternativa é apostar em soluções online que conectam os dois lados do jogo com neutralidade, em que todos têm as mesmas chances de apresentar lucro para suas empresas.


E é exatamente nesse caminho que apostamos aqui na Membran-i: vendedores e compradores juntos em uma única plataforma, negociando ao vivo de igual para igual. Com a plataforma MAI, negociações comerciais, ganham cada dia mais “holofotes” nas cadeias de supply chain. É tudo simples, rápido e transparente.


Por meio de inteligência artificial, a solução permite potencializar os resultados das empresas, pois dinamiza e flexibiliza o atendimento de demandas comerciais, com muita confiabilidade. Compradores inserem suas demandas detalhadas no sistema, com o prazo de entrega e as condições que procuram. E vendedores que representam fornecedores apresentam suas ofertas e ainda podem acompanhar seu desempenho durante o processo de negociação, podendo inclusive ajustar-se a cada situação.


Esta é a nossa contribuição para que vendedores e compradores possam de fato atuar no que importa: fechar as melhores negociações para suas empresas. É o fim da baixa produtividade, de tarefas repetitivas e processos cansativos. Conte conosco em suas negociações!


#ai #inteligenciaartificial #negociacao #tecnologia #empreendedorismo #supplychain #globalsourcing #saas #procurement #industria40 #negociacaoestrategica



138 visualizações