top of page

Multicanalidade: estratégia de multicanais para maximizar vendas e reduzir custos

Atualizado: 4 de set. de 2023

Por Marcio Pereira

pessoa operando o notebook e o celular ao mesmo tempo


A utilização de multicanalidade como estratégia de vendas


No mundo digital, globalizado e competitivo em que vivemos, os grandes desafios comerciais das empresas são o de ampliar a oferta dos seus produtos no mercado, melhorar a produtividade da sua equipe e, sobretudo, reduzir os custos do processo. E, assim, explorar um único canal de vendas deixou de ser eficiente.


A multicanalidade é uma estratégia que permite segmentar os clientes de acordo com as suas características de compras e desenvolver canais de vendas específicos para cada perfil. Esta é uma alternativa para as empresas, inclusive as de pequeno e médio porte, aumentarem a cobertura de mercado, potencializando a oportunidade de conquistar novos clientes.


Nesta estratégia podem ser usados e desenvolvidos canais de vendas próprios: vendas diretas, televendas ou e-commerce, mas também há a opção de participar de espaços de vendas em que seus concorrentes também estão, como é o caso dos marketplaces e, mais recentemente, das plataformas digitais.


As plataformas digitais


Certamente você já utilizou alguma plataforma digital, ainda que não tenha parado para pensar sobre elas. Ao solicitar um Uber, assistir um filme na Netflix ou, ainda, reservar uma acomodação no Airbnb, você tem acesso a esses serviços através de uma plataforma digital.


As plataformas digitais são modelos de negócios baseados em tecnologia e numa relação de valor entre fornecedor/comprador. Fica fácil perceber isso, em qualquer um dos exemplos citados acima. Portanto, as plataformas foram desenvolvidas com uma finalidade específica e o objetivo de facilitar e tornar mais produtivo o nosso dia a dia.


Benefícios ao utilizar uma plataforma digital


As plataformas digitais provocaram uma intensa transformação nas empresas e nas relações de valor. Os benefícios são inúmeros, mas o primeiro e mais importante que podemos citar é a demanda do mercado: os clientes estão cada vez mais digitais e o ambiente online já é uma realidade para inúmeros deles.


Além disso, considerando o processo comercial de uma empresa, essa transformação tecnológica permite:

  1. Conquistar novos clientes

  2. Reduzir custos

  3. Otimizar recursos

  4. Alavancar o faturamento

Assim, a plataforma digital pode ser considerada a rota mais curta e certeira para esse oceano azul de oportunidades e de lucros.


A plataforma MAI


Aqui na Membran-i acreditamos no potencial da multicanalidade e nos benefícios em utilizar uma plataforma digital, não apenas pela otimização do processo, mas também por ser um importante recurso para crescimento das empresas, sem que seja necessário investir em tecnologia própria.

Foi pensando nisso que desenvolvemos a MAI, uma plataforma de negociação em rede B2B assistida por inteligência artificial. Nela, compradores e fornecedores estruturam suas demandas e ofertas e negociam em tempo real, assistidos pela tecnologia inovadora AIN² - Artificial Intelligence Network Negotiation, desenvolvida por nós.


É fornecedor e quer utilizar a plataforma MAI na sua estratégia de multicanais?

Então, entre em contato com a nossa equipe comercial e agende uma demonstração gratuita na sua empresa.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page