top of page

Inteligência Artificial na cadeia de suprimentos: Uma revolução na eficiência processos

Atualizado: 1 de set. de 2023

Por Florent Desidério

digitalização na palma da mão

O crescente avanço tecnológico tem revolucionado a cadeia de suprimentos. A inteligência artificial (IA), por exemplo, está ganhando cada vez mais destaque quando se trata de otimizar processos e funções complexas na gestão da supply chain.


Já é significativa a influência da Inteligência Artificial na cadeia de suprimentos que, com suas inúmeras implementações, aprimora a eficiência de todo o ciclo e melhora o desempenho dos negócios. Confira alguns exemplos e saiba como essa tecnologia pode tornar a cadeia mais ágil e eficiente.


Previsão de demanda

A demanda move toda a cadeia produtiva, por isso precisa ser à prova de falhas. Com a IA é possível rastrear diversos fatores que influenciam nessa previsão: controle de compras em tempo real, padrões de consumo, produtos que estão sendo vendidos e precisam ser reabastecidos rapidamente. Uma gestão inteligente do estoque faz com que a empresa não perca vendas, evita desperdícios e reduz custos.


Robótica

Algumas empresas estão investindo nessa tecnologia futurística dentro de seus depósitos e centros de carga. Os algoritmos são usados para que robôs inteligentes possam rastrear, localizar e coletar produtos dentro do estoque de acordo com informações obtidas com IA, facilitando as demandas nos armazéns.


Transporte otimizado

A inteligência artificial é capaz de influenciar no processo de transporte das mercadorias e coordenar a entrega. É possível se comunicar de forma rápida com o motorista durante a rota, ter todas as informações sobre o veículo e verificar o status de entrega em tempo real. Assim fica mais fácil evitar falhas e promover melhorias no processo para que os envios sejam cada vez mais rápidos e inteligentes, a fim de priorizar a experiência do cliente.


Gestão de fornecedores

A IA também tem sido utilizada para tornar o processo de gestão de fornecedores mais objetiva e eficiente. Com acesso a todos os dados estratégicos, o algoritmo cria modelos de decisão baseados em vários fatores e identifica as parcerias mais relevantes para o negócio. Dessa forma, a área de compras ganha um diferencial competitivo, otimiza os gastos e gerencia o relacionamento com fornecedores com mais eficiência.


IA na área de compras

As inovações tecnológicas disruptivas estão criando soluções incomuns em toda a cadeia de suprimentos. Na área de compras a inteligência artificial já vem sendo utilizada e foi pensando nessa tendência que a Membran-i desenvolveu a MAI. Uma plataforma SaaS de negociação em rede b2b assistida pela tecnologia proprietária AIN² que negocia em tempo real com diversos fornecedores proporcionando o melhor match entre demandas e ofertas. A plataforma MAI permite que as empresas consolidem suas compras em uma única negociação e garante mais oportunidades de escolha, produtividade e economia.


Entre em contato e descubra como essa tecnologia pode auxiliar na redução de custos e acelerar a transformação digital na sua empresa.


MAI, unificando e simplificando as negociações b2b_



529 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page