top of page

Inovação tecnológica através do uso da Inteligência Artificial na construção civil

Atualizado: 1 de set. de 2023

Por Marcio Pereira

uma pessoa com terno apresentando uma maquete de um prédio por meio da inteligência artificial

Como ocorre em diversos setores do mercado mundial, a tecnologia é o pulsante colaborador na hora da elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos focados em construção civil. Vista como uma delicada e grande engrenagem, o uso das tecnologias proporciona aos empreendimentos mais eficiência nos processos das obras. A implementação de soluções e inovação tecnológica garante, entre os benefícios existentes, a redução de custos operacionais e de negócios, tanto para as construtoras como para o cliente final.


De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria e Construção, espera-se para 2020 um crescimento de até 3% no setor, consolidando na geração de aproximadamente 150 mil empregos no Brasil. Com essa expectativa, os investimentos em inovação na construção civil serão os alicerces para atender à demanda com qualidade e prazos.


Construtech Conference 2020


Para debater o atual cenário brasileiro e apresentar novidades tecnológicas que auxiliam na construção civil, profissionais do setor e empresas estarão presentes na Construtech Conference 2020, que ocorre em São Paulo, dia 12 de fevereiro. Sob o tema “A Reinvenção Da Construção Civil”, o evento traz as últimas novidades tecnológicas para o setor, além da apresentação de cases e estratégias de gestão, que resultam em agilidade e custo/benefício na implementação dos projetos de empreendimentos ou de infraestrutura.


Durante a elaboração de projetos para a construção civil, o departamento de compras e contratação de serviços é um dos principais desafios para as empreiteiras e construtoras. Desde o primeiro rascunho de um projeto, as obras encabeçam em sua planilhas os gastos com equipamentos, acessórios e mão-de-obra qualificada. Tudo focado na eficiência e qualidade nos serviços prestados.


A Membran-i apresenta na Construtech Conference 2020 a solução MAI, uma plataforma SaaS de negociação B2B em rede, que utiliza Inteligência Artificial Proprietária para a realização dos processos de compra de produtos e serviços. A tecnologia estrutura as ofertas e as demandas de mercado, de acordo com a necessidade específica dos processos de compras, realizando negociações online em tempo real entre comprador e fornecedor. Tudo com total sigilo e segurança da informação.


O uso da Inteligência Artificial na construção civil


O uso da Inteligência Artificial (IA) para o departamento de compras, com foco na construção civil, tornou-se uma parceira essencial para as obras. A solução otimiza os processos de compra, obtendo uma redução de custos operacionais superiores a 75%.


A inovação está além da criação de tecnologias sofisticadas. Ela também Inclui adaptações relativamente simples no cotidiano profissional das pessoas, com o incremento criativo de processos e rotinas já existentes em escritórios, indústrias, assim como nos canteiros de obra.


Prepare-se para projetos de construção civil com eficiência e a custos operacionais reduzidos. A solução de Inteligência Artificial da Membran-i, em exposição na Construtech Conference 2020, mostrará o caminho das pedras, por meio do uso da inovação tecnológica.


MAI, unificando e simplificando as negociações b2b


91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page