top of page

O perfil do comprador moderno na Era da Inteligência Artificial

Atualizado: 31 de ago. de 2023

Por Marcio Pereira

comprador moderno com as informações na ponta do dedo

Você conhece como é a realidade dos profissionais da área de compras da maioria das empresas no Brasil? Sabia que compradores gastam em média 7h de trabalho para negociar um demanda e, mesmo assim, entram em contato com apenas três ou quatro fornecedores?


Para desenvolver a plataforma MAI, especializada em otimizar negociações de compras e vendas, a Membran-i realizou uma pesquisa detalhada com compradores de 26 segmentos diferentes, em parceria com a startup Mind Miners. É com base no perfil de consumo dos compradores traçado nesse estudo que toda a inteligência artificial da MAI foi parametrizada, já antecipando inclusive a primeira etapa de aprendizagem do sistema.


A pesquisa relevou ainda que 50% dos profissionais de compras já negociam em rede, entretanto, conseguem se associar com apenas três empresas em média. E, nesse processo, são usados basicamente quatro canais de negociação: e-mails, televendas, e-commerce e contatos presenciais.


Porém, com alto volume de demandas de compras é necessário que as empresas possam contar com soluções para agilizar a dinâmica desse processo. A MAI possibilita que compradores reduzam em até 75% o tempo gasto com negociações e ainda consigam receber ofertas de uma quantidade maior de fornecedores, tudo em um único canal online.


Por ser operada por meio de inteligência artificial analítica, quanto mais compradores e fornecedores aderirem à MAI, maior será o escalonamento de descontos nas negociações. E, para isso, a solução tem abrangência multissetorial, podendo oferecer benefícios estratégicos para os mais variados segmentos, entre eles, varejo, alimentos e bebidas, industrial têxtil, construção civil e agronegócios.


Com isso, além de proporcionar ganho de tempo e redução de custos em compras, um ponto alto da MAI é que ao viabilizar que as negociações entre compradores e fornecedores sejam feitas online, em um único canal e totalmente anônima, traz mais compliance às empresas.


É a inteligência artificial em prol da facilitação do dia a dia dos compradores das empresas. Esse é o perfil do comprador moderno. Você e sua empresa estão preparados?


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page