O perfil do profissional de compras pós-pandemia

Por Marcio Pereira

A pandemia de COVID-19 acelerou vários processos e, desde março do ano passado, vem impactando o mercado de trabalho brasileiro. A atual realidade forjou novas configurações de negócios, ampliou a cultura digital em diversos setores e o trabalho remoto, antes desejado por muitos, virou uma realidade durante a quarentena.


Para lidar com esse novo cenário, as empresas procuram profissionais que consigam se reinventar e sigam se atualizando em suas áreas de atuação. Uma coisa é certa, quando passar a pandemia o mercado de trabalho estará mais competitivo e exigente, em busca de profissionais com um outro olhar.


As habilidades do novo comprador e o papel da tecnologia no setor


Muito já se falou sobre como a atual crise global afetou o setor de compras e a cadeia de suprimentos ao redor do mundo e claro que essas mudanças também estão moldando o profissional de compras do futuro. Nessa carreira desafiadora é preciso estudar constantemente o mercado, suas mudanças e tendências.


Desenvolver boas parcerias comerciais, saber fazer acordos, traçar as melhores estratégias com fornecedores e manter um bom relacionamento com eles são habilidades essenciais do novo comprador já que, diante de um cenário de mudanças repentinas, é preciso estar preparado e ter uma base de fornecedores confiável.


Na nova realidade do mercado, se manter atualizado sobre novas práticas e dominar o uso de tecnologias, como ferramentas de gestão e plataformas que otimizam processos dentro do setor de compras se faz necessário. Por isso, ter a habilidade de se adaptar e estar aberto a aprender são diferenciais que o gestor da área precisa adquirir.


Além disso, criar uma cultura digital no setor só traz benefícios para o gestor de compras que ganha produtividade com a tecnologia e pode focar em questões mais estratégicas do negócio, tomar decisões mais assertivas e apresentar resultados progressivamente melhores em seu trabalho.


Adotando inovações tecnológicas na área de compras para aumentar a eficiência e a assertividade nas negociações, o novo comprador traz um diferencial competitivo para a empresa e ganha eficiência, compliance e economia de escala. A plataforma MAI proporciona uma nova experiência em compras on-line porque negocia com inúmeras opções de fornecimento e reduz o tempo nos processos de cotação e negociação.


É comprador e quer usar a MAI na sua estratégia de compras? Fale conosco!


MAI, unificando e simplificando as negociações B2B_


#Membran-i #PlataformaMAI #SaaS #InteligenciaArtificial #Outsourcing #SupplyChain

#EconomiaCompartilhada #DigitalTransformation #Procurement


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo