Como as plataformas digitais estão impactando a gestão b2b de compras e logística

Por Florent Desidério

A gestão de compras e estoque de uma empresa pode ser centralizada, descentralizada ou híbrida. A estratégia depende do setor de atuação e do porte de cada uma, mas, sobretudo, a tomada de decisão do local de entrega das demandas de compras está atrelada à redução de custos, qualidade e aspectos operacionais. Antes de trazer à tona este assunto tão importante para a cadeia de suprimentos, é interessante fazer um paralelo com algumas soluções que estão em evidência hoje em dia.


Até pouco tempo atrás, era viável pegar um táxi em pontos próprios ou pedí-lo por telefone em um central de atendimento, dirigir carros apenas por vias principais ou usar o transporte público para chegar a tempo em um compromisso. Porém, hoje com os diversos aplicativos de mobilidade urbana como Waze, Google Maps, Uber, 99 ou Moovit, isso tudo mudou. As plataformas digitais usando big data e inteligência artificial aumentaram a capacidade de monitoramento, mostrando qual é o caminho mais rápido para chegar ao seu destino ou então, quando um veículo vai chegar no seu ponto de embarque.


Diante dessa realidade tecnológica, as empresas também estão repensando as suas cadeias de suprimentos e adotando estratégias de logística mais adequadas e eficientes. A gestão de estoque centralizada, comum aos centros de distribuição, cooperativas de compras e outros clubes, está sendo reavaliada e novas soluções tecnológicas introduzidas nos processos, permitindo otimizar os recursos de produção, fazer a gestão de estoque e viabilizar um melhor aproveitamento da malha de distribuição.


Gestão de compras centralizadas


Por outro lado, independente de qual for a estratégia de logística adotada, quanto mais centralizados forem os processos de compra de uma empresa, melhores serão suas negociações de preço e demais condições comerciais. Ciente disso e com base na inteligência artificial proprietária, a plataforma MAI vem atuando nessa frente, promovendo resultados incríveis (savings de até 37%) e o full compliance em todo o processo de negociação.

A plataforma MAI e a tecnologia proprietária AIN²

permitem que as empresas consolidem suas compras em uma única negociação,

garantindo as melhores condições de compra e viabilizando

a entrega em mais de um endereço

Ao centralizar as compras na MAI, a empresa estrutura suas demandas com as demais empresas da plataforma e negocia em tempo real com diversos fornecedores, proporcionando economia de escala e ganhos de produtividade. Tudo isso de uma forma simples e automatizada, graças à tecnologia AIN².


Dessa forma, a plataforma MAI desonera processos internos de distribuição de mercadorias e proporciona o melhor match entre demandas e ofertas, tornando mais estratégicos e eficientes os processos de compras.


Quer saber como a MAI funciona na prática? Acesse aqui um diagnóstico e insira esta novidade em sua área de compras.


MAI, unificando e simplificando as negociações b2b


#ai #inteligenciaartificial #negociacao #tecnologia #empreendedorismo #supplychain #globalsourcing #saas #procurement #industria40 #negociacaoestrategica #plataformadigital

0 visualização